ADOTE UM IDOSO

Proler leva atividades culturais para abrigos de Maceió

Por Ascom Secult 30/08/2017 - 13:55

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Incentivar o hábito da leitura é o objetivo de mais uma edição do projeto Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria do Estado da Cultura (Secult). Por meio do projeto ‘Adote um Idoso’, estudantes de escolas públicas de Alagoas levam mais dignidade aos abrigos em Maceió, disseminando a literatura, com atividades de incentivo à escrita e à leitura.

O projeto demanda que os estudantes visitem um abrigo e adotem um idoso, sendo um tipo de guia, escrevendo e lendo cartas para eles. A ação foi elaborada pensando no bem-estar daqueles que, por muitas vezes, são esquecidos pela própria família e não conseguem mais ler, devido a problemas com a visão. Ao todo, o programa adotou 25 homens e 37 mulheres.

Durante visita ao Lar São Vicente de Paulo, a secretária de Cultura, Mellina Freitas, destacou a importância de assistir aos idosos, que, por muitas vezes, são esquecidos pelos familiares. Além disso, a titular da Secult frisou o envolvimento dos alunos do projeto com os idosos.

“Estamos formando novos agentes da cultura, porque além da atuação em prol do livro e da leitura é muito importante para a construção de novos leitores, estamos também formando cidadãos melhores”, ressaltou Mellina Freitas.

PROJETO ADOTE UM IDOSO

O projeto tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre idosos e adolescentes, com o incentivo ao hábito da escrita e da leitura por meio de cartas. Além disso, proporciona aos alunos a sociabilização e compreensão das diversas fases da vida, por meio da convivência com os idosos da Casa Luiza Marilac e do Abrigo São Vicente de Paulo.

A ação é do Projeto de Incentivo à Leitura (Proler) e Rede de Leitura Inclusiva de Alagoas, em parceria com a Escola Estadual Bom Conselho, Escola Municipal Antídio Vieira, ESMAL, Semed e voluntários (professores, poetas, artistas, bibliotecários etc.) para dinamizar e incentivar a leitura em nosso Estado.

Mais informações sobre o projeto Proler podem ser obtidas pelos pelo telefone 3315-7877.


Encontrou algum erro? Entre em contato